15 de nov de 2015

Em final nordestina, dupla potiguar conquista ouro no vôlei de praia dos jogos escolares.

Formada há três anos, a dupla de vôlei de praia Kyce Mikaele e Milena Pâmela, do Expansivo Colégio e Curso (RN), despede-se dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá 2015 – etapa de 15 a 17 anos – com medalha de ouro. Em final disputada neste domingo, dia 15, no aterro do Lago Igapó, as potiguares venceram de virada as sergipanas Ana Carolina e Rita de Cássia, do Instituto Dom Fernando Gomes – IDFG (SE), por 2 sets a 1 (18/21, 21/18 e 15/8), ficando em primeiro lugar na competição. O estado de Sergipe defendia o título do torneio feminino dos Jogos, conquistado ano passado.
 Depois de ficar em terceiro lugar nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014, a dupla Kyce e Milena chegou a Londrina com o objetivo de subir mais uma vez no pódio da competição. Invictas no torneio, as atletas do Rio Grande do Norte foram para a final após vitória sobre a dupla do Rio de Janeiro na semi. O título dos Jogos Escolares veio em decisão contra Ana e Rita, de Sergipe. Após derrota no primeiro set por 21 a 18, Kyce e Milena acalmaram-se no segundo e devolveram o placar. No tie-break, a tranquilidade das potiguares se traduziu no placar de 15 a 8, resultado que garantiu a medalha de ouro. "Treinamos de segunda a sábado, três horas por dia, sempre com foco em nossos objetivos. Esta vitória é resultado de três anos de treino", explica Kyce.
 Kyce Mikaele, 17 anos e 1,80m de altura, começou no vôlei de praia aos 14 anos, justamente para formar dupla com a amiga Milena. Antes, ela nunca havia tido contato com o esporte. "Eu não sabia de nada. Foi com a ajuda de Milena e os ensinamentos do nosso treinador Francimackson Adriano que eu aprendi a jogar vôlei, direto na areia, sem passar pela quadra. Comecei do básico mesmo, aprendendo a dar manchete e a sacar por baixo", lembra, aos risos, a mais nova campeã escolar.
 Já Milena Pâmela, também de 17 anos e com 1,70m de altura, começou na quadra aos 10 anos, onde ficou até os 14. Por não conseguir se adaptar, ela continuou no esporte, mas num piso diferente: a areia. "Busquei algo que fosse melhor para mim e para o grupo. Não me dei bem no vôlei de quadra, então, há três anos, Kyce e eu formamos nossa dupla. Com os bons resultados, vimos que estamos no caminho certo. O foco, agora, é rodar os nacionais". Kyce e Milena terminaram o Campeonato Brasileiro sub-19 de vôlei de praia 2015 na 4ª colocação, vencendo a última etapa, realizada em Palmas (TO).
 Na disputa do terceiro lugar do torneio feminino de vôlei de praia dos Jogos Escolares, Giovana Gonçalves e Roberta Ribeiro, do Centro Educacional da Lagoa – CEL (RJ) conquistou a medalha de bronze. A dupla do Rio de Janeiro venceu Renata dos Santos e Thainara Alves, do Colégio Darwin (CE) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/19).
 Masculino – Na final entre os rapazes, a dupla Gabriel Pereira e Willian Bruno, do Centro Educacional da Lagoa – CEL (RJ) venceu os irmãos Rafael e Renato Andrew, do Colégio Motiva (PB), por 2 sets a 1 (21/15, 19/21 e 15/11) e conquistou a medalha de ouro. Na disputa do terceiro lugar, Andrey Mouzart e Hian Alves, da Escola Estadual Professora Alda G. Scopel (MT), venceram Gabriel Henrique e Keoma Silva, da Escola Rui Barbosa (MA), por 2 sets a 1 (21/14, 14/21 e 15/11) e ficaram com a medalha de bronze.
Com o encerramento das modalidades individuais neste domingo, dia 15, os Jogos Escolares da Juventude Londrina 2015 passam a receber os atletas de quatro modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As partidas serão realizadas em 16 locais de competição entre 17 e 21 de novembro: Bandeirantes, Sesi, Ginásio José Ajala – Cambé e Sest/Senat (basquetebol); Ginásio Pedro Dias, Ginásio Fioravante Pedro Scolari, Ginásio Edilson Carlos Marigo e UEL (futsal); Centro de Eventos de Londrina, Moringão, Anália Franco e Unopar (handebol); e KEC, Banestado, AABB e Arel (voleibol).
 Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário