26 de set de 2014

Aldeir Torres - FIBA

 estipula mudanças nas regras de basquete


A FIBA - Federação Internacional de Basquete - estipulou que, a partir de 1º de outubro, mudanças importantes em algumas das regras da modalidade começarão a valer em quadra. A novidade mais importante trata sobre o cronômetro dos 24 segundos em situações de rebotes ofensivos. Quando a equipe conseguir o rebote ofensivo após um ataque, o relógio não voltará a contar 24 segundos para uma nova finalização.


A nova regra prevê que o time terá apenas 14 segundos para arremessar. De acordo com o texto da própria Fiba, a medida visa acelerar o jogo e aumentar o número de ataques e arremessos.
Outra mudança que tem o mesmo intuito fala sobre os pedidos de tempo. Cada equipe terá direito a três paralisações nos dois primeiros e nos dois últimos quartos. Além disso, haverá um limite de dois pedidos de tempo nos últimos dois minutos dos confrontos. Em caso de prorrogação, as equipes terão direito a um tempo cada.


Há novidades também em relação às faltas técnicas. A Fiba considerava a punição — dois lances livres mais posse de bola para o adversário — excessiva. A partir de 1º de outubro, quem cometer falta técnica será punido com um lance livre e posse de bola para o adversário. Na parte disciplinar, o jogador que for punido com duas faltas técnicas numa mesma partida será desqualificado automaticamente. Fonte - CBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário