1 de jun. de 2014

Aldeir Tôrres - Autor de 'Roberto em Detalhes'

lança novo livro.


Depois de meses de sigilo, a editora Companhia das Letras lança esta semana o livro "O réu e o rei - Minha história com Roberto Carlos, em detalhes". A publicação foi escrita por Paulo Cesar de Araújo, jornalista e historiador que teve sua biografia "Roberto Carlos em detalhes" (editora Planeta) retirada das livrarias em 2007, por conta de uma ação judicial do Rei, baseada na legislação em vigor no Brasil sobre as biografias.


No novo livro, Paulo Cesar de Araújo conta como foi a briga judicial, inclusive com detalhes sobre a audiência criminal em que o autor esteve frente à frente com Roberto Carlos, e na qual o juiz Tércio Pires deu um disco para o cantor e pediu para tirar uma foto.

O contrato com a Companhia das Letras foi assinado em 2009, e algumas informações chegaram a sair na imprensa desde então. Mas, desde o fim do ano passado, quando artistas e escritores debateram publicamente se a atual lei brasileira deveria ou não ser mudada, a editora preferiu manter o projeto em segredo, a fim de evitar novas ações na Justiça da equipe de Roberto Carlos.


A lei atual permite que qualquer pessoa, de um político a um cantor, impeça a publicação de uma biografia sem autorização. Mas a questão chegou ao Supremo Tribunal Federal, onde uma ação de inconstitucionalidade movida pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) deve ser votada este ano; e também ao Congresso: no último dia 6, a Câmara dos Deputados aprovou uma mudança na legislação, retirando a necessidade de autorização do biografado. O tema, agora, seguirá para o Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário