8 de mai de 2014

Aldeir Tôrres - Convocação da Seleção brasileira.

Só falta a sintonia fina


Felipão manteve a coerência ao anunciar seus 23 eleitos para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Nenhuma surpresa, nada de invenções. Simplicidade para convocar os que melhor se encaixaram no seu projeto de copa do mundo.

Desde minha primeira Copa, em 82 na Espanha, esta foi a nona convocação que acompanhei. Pela primeira vez acertei 100% da lista. Ao contrário das apostas em Miranda, Robinho e até em surpresas como Phillippe Coutinho e Alan Kardec, sustentei que Felipão não levaria “novidades” e que chamaria Henrique, por ser um jogador em quem confia, desde os tempos de Palmeiras. Jogador versátil e bom de relacionamento em grupo. Felipão gosta disso e voltou a dizer na coletiva que seu time precisa ser bom dentro e fora de campo.


Não foi por informação de cocheira, mas por observação e conhecimento dos modos e jeitos de Felipão e também de Parreira. A convivência nos últimos dois anos, vendo os treinos e jogos, vivendo o ambiente das viagens e concentrações, permitiram enxergar o pensamento dos comandantes da seleção.

O técnico chamou jogadores de pouca ou nenhuma contestação. Cavalieri perdeu para Victor, Rafinha para Maicon e Filipe Luís para Maxwell, mas se fosse ao contrário não haveria bronca. Robinho ficou fora, mas se entrasse seria em nome da maior experiência, apenas. Felipão também não chamou Kaká e Luís Fabiano, preferindo levar à Copa jogadores mais velozes, jovens e polivalentes como William e Fernandinho.

A lista final ainda pode sofrer uma ou outra mudança, mas apenas em caso de contusão – e isso não seria novidade, vide caso Emerson em 2002. Mas a verdade é que Felipão já tem até mesmo o time para a estreia contra a Croácia dia 12 de junho em São Paulo: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Há um ano o técnico definiu seu time principal e a manutenção dá a ele a certeza de melhor entrosamento e maior produtividade. Fica faltando a sintonia fina, que ele dará nos treinos na Granja Comary. A sorte está lançada.



Confira a lista completa de convocados:

Goleiros:
Jefferson (Botafogo)
Julio César (Toronto F.C)
Victor (Atlético-MG)

Zagueiros:
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Henrique (Napoli)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)

Meio-campistas:
Fernandinho (Manchester City)
Hernanes (Inter de Milão)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Willian (Chelsea)

Atacantes:
Bernard (Shakhtar)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Jô (Atlético-MG)
Neymar (Barcelona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário