8 de dez de 2013

Aldeir Tôrres - FIFA.

muda horários pensando sempre em dinheiro, nunca no futebol.


Nem bem esfriaram as bolinhas depois do sorteio dos grupos e a FIFA já alterou o horário de sete dos 48 jogos da primeira fase da Copa do Mundo. Alguns jogos foram beneficiados porque serão disputados sob menos calor. Evidentemente outros foram prejudicados. Mas isso pouco importa para a FIFA.

Por mais que possa haver algum discurso sobre preservar os jogadores e o espetáculo o motivo para as alterações é meramente comercial. Pensa-se nas audiências dos jogos, exposição dos patrocinadores, valorização das marcas que pagam montanhas de dinheiro para a FIFA.

E é possível explicar todas as mudanças sob esse ponto-de-vista.

14 de junho – sábado

Costa do Marfim x Japão – de 19h para 22h – Recife
Jogo sai das 6 para as 9 da manhã de domingo no Japão. Mais audiência na Ásia.

Inglaterra x Itália – de 22h para 19h – Manaus

Manaus tem uma hora de fuso em relação a Brasília. Um dos jogos mais interessantes e tradicionais da primeira fase seria disputado as 3 da manhã na Europa. Com a mudança, a partida segue tarde, mas menos: meia noite de sábado para domingo.

18 de junho – quarta-feira

Camarões x Croácia – de 16h para 19h – Manaus
Pouca diferença faz o horário dessa partida, mas para o outro jogo do dia mudar de horário, este também precisava ser alterada.

Espanha x Chile – de 19h para 16h – Rio de Janeiro

Jogo da atual campeã Espanha que gera interesse em todo o mundo, começaria meia noite na Europa. Com a mudança, começa as 21h. Horário nobre do futebol europeu.

22 de junho – domingo

EUA x Portugal – de 16h para 19h – Manaus
Boa parte dos Estados Unidos tem duas horas atrás de Manaus no fuso. O jogo seria as 14h e passa para as 17h.

Bélgica x Rússia – de 19h para 13h – Rio de Janeiro

O jogo mais interessante da Rússia na Copa começaria a 1h da madrugada e passa para as 19h, horário de Mocou. A Rússia é o país europeu mais populoso entre os classificados para o Mundial.

Coreia do Sul x Argélia – de 13h para 16h – Porto Alegre

Alterado em função dos outros jogos. Para que EUA e Rússia fossem atendidos, Coréia e Argélia precisarão jogar no horário que restou.

As alterações mostram que a FIFA poderia mudar os horários se quisesse jogos melhores, mais intensos e disputados. Jogadores mais descansados para as rodadas seguintes. Não é a intenção. Nunca foi. Quanto mais gente assistir os jogos, melhor para os patrocinadores. Para eles, é isso que importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário