18 de nov de 2013

Aldeir Tôrres - Celebridade em destaque.

Sargento Eudo Saldanha recebe seu diploma de Faixa Preta 1º DAN.


Para alguns a aposentadoria ou reforma é motivo de lamentações, não é caso do Sargento Eudo Saldanha, reformado pela gloriosa Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a quem prestou seus relevantes serviços à sociedade Potiguar, durante o tempo em que permaneceu na ativa, Chefe Eudo, como é conhecido na nossa cidade, e para muitos, sua aposentadoria parecia seguir os destinos do abandono, mas este ano voltou a treinar seu esporte favorito, (Karatê) o qual é o responsável pela iniciação, formação e educação de muitos alunos em Pau dos Ferros/RN na década de oitenta. 


Seu esforço foi recompensado no último dia 12 de outubro do ano em curso, onde foi realizado na ASSEIKEIN KARATÊ-DO mais um exame de faixa promovido pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), na ocasião, foram elevados e diplomados faixas pretas 1º Dan, 2º Dan dentre outros.


Entre eles prestou exame para faixa preta 1º DAN o 3º SGT PM/RR Eudo Saldanha da Silva, que ao final recebeu das mãos do presidente da banca examinadora da CBK Sensei Evilázio Jocas a sua faixa. Em suas palavras, prestou homenagem a Eudo Saldanha, pelo os relevantes serviços prestados ao karatê pau-ferrense, na década de 80, um trabalho de alicerce para a consagração do Karatê no alto oeste do Estado. De modo que, em 1992 por meio de um convite do próprio Eudo, o sensei Evilázio aportou em Pau dos Ferros dando continuidade de forma legalizada o excelente trabalho iniciado pelo mesmo.

- “As gerações passadas e futuras do Karatê moderno devem muito a este homem”. Sensei Evilázio Jocas.

- “Parabenizo meu Mestre e Amigo Eudo Saldanha, pela ascensão de faixa, o qual tive a honra de ser seu discípulo quando eu ainda era adolescente, no final da década de oitenta, onde além de apreender arte marciais, no caso o Karatê, também aprendi a valorizar os verdadeiros amigos, pois ele me ensinou que um amigo de verdade é coisa pra se guardar para o resto da vida. Desejo tudo de bom para você, meu eterno mestre e amigo. Um grande abraço”. Sargento PM Rosano, um de seus discípulos.

Compuseram a banca examinadora.

 Evilázio Jocas (Presidente – Examinador Oficial da CBK).

 Evilázio Júnior (Diretor Técnico da FNK).

 Hermes de Queiroz (Diretor Administrativo Financeiro da CBK).

 Antonio Lamarck (Presidente da ASSEIKEN).

 Érika Jocas (Representante da FNK).

Um comentário:

  1. Essa matéria está ótima Aldeir, mais e a faixa preta que o professor Arnaldo que se dizia mestre em karatê, naquela época colocou na cintura do Eudes lá pelos anos 80, não valeu nada..... Evilázio quando chegou aqui na época filiado à federação e confederação do RN não aceitou, tiveram um desentendimento inicial, mais depois fizeram as pazes.... Evilázio começou do zero e deu continuidade ao Karatê de Pau dos Ferros de uma forma legalizada e transparente..... Depois disso, o tal do professor e mestre Arnaldo sumiu e ninguém mais ouviu falar dele. Carlos - Mossoró RN.

    ResponderExcluir