7 de ago de 2013

Copa do Brasil

Análise das oitavas-de-final da Copa do Brasil
Corinthians x Luverdense
Evidentemente ótimo adversário para o Corinthians. Terceiro colocado em seu grupo da Série C, ganhou quatro em oito jogos. Melhor adversário do que o Nacional que demandaria uma viagem longa. O time que cresce no Brasileiro vai poder pensar em Copa do Brasil a valer só nas quartas.

Grêmio x Santos
 Grêmio com mais jogadores que podem decidir do que o Santos, mas desde o início do ano sem mostrar a força que parece ser possível. Santos com um time cheio de interrogações e procurando uma identidade desde que Neymar se foi. Detalhe para o aproveitamento ruim do Grêmio como visitante no ano: no Brasileiro, três derrotas e dois empates. Na Libertadores, uma (super) vitória contra o Fluminense, mais três derrotas e um empate.

Internacional x Salgueiro
Salgueiro joga a Série D, venceu três em cinco até o momento. Na Copa do Nordeste caiu na primeira fase, sendo goleado pelo time de Série A que enfrentou (5×1 para o Vitória). No estadual, chegou a vencer Sport e Santa Cruz, mas foi goleado pelo time de Série A (4×0 Náutico). Futebol reserva suas surpresas e só por isso é possível pensar que o Salgueiro pode avançar.

Palmeiras x Atlético-PR
Um time que acabou de cair contra outro que acabou de subir. Palmeiras vai bem na B e o Atlético vem de três vitórias na A, mas antes disso vinha de péssimos resultados. Palmeiras passa pela segunda divisão com o problema da falta de parâmetros e isso pode dar uma dimensão errada sobre o time. Confronto bastante equilibrado.

Atlético x Botafogo
Enfrentar o Atlético e a força principalmente no Independência é um grande teste para o Botafogo, candidato no Campeonato Brasileiro. Para o time mineiro, o adversário não poderia ser melhor. Enfrentar o líder do Brasileirão o obriga a re-acelerar depois do marasmo da Libertadores. Caso perca, pode voltar a pensar no nacional e também no mundial.

Flamengo x Cruzeiro
O time carioca é inconstante a ponto de fazer um péssimo primeiro tempo contra o Botafogo e depois uma ótima segunda etapa. Na sequência toma 3 x 0 do Bahia e faz 3 x 0 no Atlético. Os dois times contra-atacam melhor do que atacam, mas o Cruzeiro parece alguns passos a frente. O trabalho de Marcelo Oliveira começou antes e o time mostra mais força. Joga a primeira no Mineirão e pode construir boa vantagem para explorar o contragolpe no Rio de Janeiro.

Vasco x Nacional-AM
 Na quarta divisão, o Nacional perdeu três em cinco e sofreu 10 gols. Tem o lastro da Copa do Brasil de ter eliminado Ponte Preta e Coritiba que pareciam pouco interessados nos confrontos. Vasco tem na Copa do Brasil a sua grande chance na temporada. Se a Arena Amazônia estivesse pronta receber esse jogo seria um motivo, fora Copa do Mundo, para existir.

Fluminense x Goiás
 Na Série A, Goiás ainda não mostrou a força do ano passado, quando conquistou a B. Chegou a perder dos reservas do Fluminense, com um a menos, no Rio de Janeiro. Fluminense é favorito, embora seja um time que não se defenda bem como no ano passado e um gol, especialmente sofrido como mandante, poder ser determinante.

3 comentários:

  1. bom analise aldeir, dentro das atualidades e realidade que vivem os clubes e suas companhas nas competições! Parabéns. Gustavo MG

    ResponderExcluir
  2. Grande repórter e comentarista esportivo, esse entende do riscado dentro do esporte de uma forma geral. Sucesso Aldeir - M.C - Mossoró

    ResponderExcluir
  3. Amigo parabéns pela cobertura dos jogos escolares do RN - Empresário - Natal RN

    ResponderExcluir