18 de abr de 2013

Judô

Sarah Menezes busca ouro no Pan para se manter no topo do ranking

A judoca Sarah Menezes volta aos tatames no próximo final de semana, quando disputa o Pan-Americano de judô, com um objetivo: ir ao pódio para se manter intacta na liderança da Federação Internacional de Judô. A competição começa nesta quinta (18) na Costa Rica.

A obstinação da atual campeã olímpica se deve a nova contagem de pontos, que passou a dar maior importância ao torneio continental. A partir deste ano, o vencedor acumula 400 pontos, enquanto vice e terceiro colocados levam 240 e 160 pontos, respectivamente. O Pan-Americano de judô perde em grau de importância apenas para as Olimpíadas, Mundial, World Masters e Grand Slam.

- O Pan se tornou importante para minha nova empreitada olímpica por conta da alta pontuação. A FIJ praticamente triplicou a quantidade de pontos distribuídos nesta competição. Sem dúvida, um ótimo rendimento vai me garantir ficar à frente das minhas principais adversárias - explicou a piauiense antes de se juntar à delegação brasileira que disputa a competição.

A diferença entre Sarah e a segunda colocada no ranking, a japonesa Haruna Hasami, é de apenas 28 pontos. A diferença ficou menor depois que a piauense conquistou a quinta colocação no Grand Slam de Paris, a primeira competição na temporada. O desempenho rendeu 100 pontos no ranking.

No momento, Sarah Menezes lidera a lista das melhores e mais leves judocas do mundo, com 1.498 pontos. Na cola da brasileira, estão a japonesa Haruna Hasami e da belga Charline Van Snick, com 1.470 e 888 pontos, respectivamente.

Além de defender o status de melhor do ranking entre as atletas com até 48kg, a "Cajuína" buscará mais um ouro em competições continentais. No ano passado, Sarah Menezes faturou medalha de prata no Pan-americano realizado em Montreal, no Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário